Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Justiça garante fornecimento de prótese a assistido em São Paulo


Após atuação da Defensoria Pública da União em São Paulo (DPU/SP), a Justiça Federal determinou ao Sistema Único de Saúde que forneça prótese traqueoesofágica, e sua posterior troca, a um assistido que foi acometido por câncer de laringe. O aparelho custa aproximadamente R$ 1.100,00.

Inicialmente, a defensora pública federal Ana Luísa Zago de Moraes emitiu ofício a Secretaria de Estado da Saúde requerendo o fornecimento da prótese ao assistido. Devido à falta de resposta da instituição, foi necessário ajuizar a ação perante a Justiça.
Em seu pedido, a defensora alegou que as complicações físicas do assistido, decorrentes da cirurgia de remoção da laringe, comprometiam sua qualidade de vida. Ainda de acordo com ela, somente a prótese, indicada pela fonoaudióloga, poderia restabelecer suas capacidades de fala e permitir a recuperação de outras de suas funções vitais, como respiração, mobilidade do pescoço e deglutição.
Para a Ana Luísa Zago de Moraes, a não concessão da prótese fere os direitos à saúde e à dignidade da pessoa humana, o que obriga o Estado e a União a fornecer o tratamento. “Se for comparado os custos da prótese ora pleiteada com outras despesas governamentais, fica ainda mais evidente o dever solidário dos réus de assegurar dignidade, saúde e acessibilidade ao autor da presente demanda”, afirmou.
Na decisão, a juíza Gabriela Azevedo Campos Sales deferiu o pedido de liminar, determinando que as partes disponibilizem a prótese ao assistido em 15 dias e promovam sua substituição após o prazo de validade.

17/08/2012 - 15:42 | Fonte: DPU

Nenhum comentário:

Postar um comentário